quinta-feira, 6 de maio de 2010

Talento = Sucesso?


"Esse artigo foi publicado no www.observatoriocristao.com - divirta-se!"

TALENTO = SUCESSO?

Esses dias, no metrô indo para o centro da cidade, observei uma coisa que me intrigou: Já notaram quantas pessoas diariamente andam nas ruas com fones no ouvido? Em todos os lugares: ruas, shoppings, transportes... até trabalhando lá estão eles: os fiozinhos pendurados e alguma coisa entrando na mente e no coração de alguém. E essa avalanche de iPods, mp3, celulares, mp4, etc... me levaram a pensar de forma lógica: apesar de existirem pessoas só ouvindo notícias ou com outras finalidades, a grande maioria está ouvindo música! Seja em rádio, seja da sua coleção de mp3 selecionados cuidadosamente em casa, ou por outro motivo ou razão, a música está cada vez mais sendo consumida nos dias atuais! A música ocupa cada vez mais o tempo das pessoas!
Realmente é uma notícia muito boa para todos nós que trabalhamos profissionalmente com música, afinal isso determina que cada vez mais existe procura para o que produzimos! Cada vez mais e mais pessoas estão ouvindo e “consumindo” música! Em 2007 eu estive no Japão em turnê com o grupo Toque no Altar e reparei que em todo lugar existia uma referência musical: nas lojas, nas ruas, estações de trem, taxis... Sempre eu estava ouvindo algum tipo de música, sempre eu estava em contato com uma música...
Então acaba sendo fácil chegar a conclusão: “Se existe a procura, posso também tentar ter o meu espaço nesse universo musical que é tão eclético hoje!”, e aí chego até a questão chave: “Realmente existe espaço para todos? Todo mundo pode tentar? COMO FAヌO PRA TER SUCESSO NA MレSICA???”
Ano passado estive na ExpoCristã em São Paulo. Foi incrível: havia CENTENAS de CDs sendo lançados no evento. Todos buscando o seu lugar ao sol. Todos esperando ao menos o reconhecimento do seu talento e/ou esforço. Tive a oportunidade de ouvir muitos desses trabalhos e tive que reconhecer: Existe muita coisa ruim sendo lançada no mercado! Como o desequilíbrio acaba sendo tão evidente! Chega a assustar realmente! Ao lado de excelentes trabalhos, estão cantores muito ruins, com repertórios muito ruins, e – principalmente – com produções muito ruins! Não sou o dono da verdade, mas graças a Deus os anos de experiência com música, gravações e produções me ensinou algumas coisas. Como perceber se alguém está desafinado, por exemplo! E é apenas um dos pontos que acabam desvalorizando alguns trabalhos. Cantores até bons, com repertórios até bons, mas com produções sofríveis (musical e executiva) e cantores “de medianos para ruins” com produções simplórias. Resultado: milhares de coisas ruins invadindo o mercado e enchendo os Motorolas, Nokias e Sony Ericssons das pessoas, que – por sua vez – acabam mais seduzidas pelo poder da mídia do que propriamente pela qualidade do que está sendo oferecido a elas.
Talento é sinônimo de sucesso? Ser realmente bom em alguma coisa garante uma boa aceitação do mercado (e consequentemente, das pessoas)? COMO TER SUCESSO NO MEIO MUSICAL BRASILEIRO???
É claro que eu não sei essa resposta. Por um motivo único e simples: ELA NテO EXISTE! Não há uma teoria ou prática, comprovada ou não, que garanta sucesso! Estava lendo uma matéria sobre a cantora Mallu Magalhães. Em outubro de 2007, ela utilizou R$ 1,5 mil que ganhou de presente da família para gravar quatro músicas e criar sua página no MySpace. Em janeiro de 2008, a sua página do MySpace já contabilizava dez mil acessos diários (!!!). O primeiro “show” dela foi aos 16 anos (!!!). Ela sabia exatamente o que iria acontecer? O próprio cantor Régis Danese (fenômeno de vendas e execuções), em uma entrevista a uma revista especializada enquanto seu CD ainda estava sendo produzido, declarou que estava muito feliz com a gravação... agradeceu a sua gravadora, aos amigos, aos músicos, etc... e quando pediram para que ele destacasse uma canção do disco, ele foi categórico: apontou a canção “Compromisso”, que era o título do CD. Todos sabemos que não foi essa exatamente a canção que dominou o Brasil no ano de 2008. Ele sabia que isso aconteceria? Pois é...
Constantemente pessoas se apresentam para mim com o intuito de informações sobre como gravar um disco. Geralmente exponho algumas opiniões para elas, para fazer com que entendam se é isso realmente o que elas desejam e se estão realmente dispostas a trabalhar para que isso aconteça. Bem... Eu não sei a fórmula para o sucesso (já pensou se eu soubesse?), mas uma coisa eu sempre digo, principalmente para novos artistas: FAÇA UM DISCO BOM! Faça um disco que agrade o maior número de pessoas! Não impondo o SEU gosto pessoal no trabalho imaginando que todos serão obrigados a “engolir” o seu talento. O mercado hoje tem e faz algumas exigências no quesito “qualidade”, principalmente. Invista na produção! Contrate um bom produtor! Um profissional com trabalhos conhecidos, de qualidade e reconhecido por trabalhos anteriores. Valorize sua ficha técnica! É muito bom quando somos apresentados a um novo trabalho e ouvimos que foi produzido/arranjado/executado por um profissional realmente gabaritado. Músicos bons poupam tempo e dinheiro. Sempre tenha em mente que algum diretor de uma grande gravadora pode acabar ouvindo o seu trabalho, então faça um trabalho de qualidade! ノ muito frustrante quando ouvimos pessoas talentosas com trabalhos sem o mínimo de apreço, mal gravados, mal produzidos. NÃO JOGUE O SEU TALENTO FORA!
Outra coisa: tenha o maior cuidado possível ao seu preparar um repertório. Muitos trabalhos hoje são até feitos em estúdios bons e muito bem gravados, mas as músicas acabam não empolgando ninguém. Quando não são meras repetições de outras músicas, ficam beirando o óbvio, repetindo clichês e não acrescentam nada a quem está ouvindo. Capriche na escolha do repertório do seu trabalho! Inove! E, se você é compositor, não fique com a idéia fixa que as SUAS músicas são as melhores para a sua voz... Nem sempre estamos 100% com a razão... Compor é uma coisa, interpretar é outra, tocar é outra, e assim por diante, nem todo mundo é bom em tudo.
É... Realmente podemos fazer tudo certo e mesmo assim dar errado... Não temos garantia de nada. Mas como eu costumo dizer: “Faça a sua parte, e deixe que Deus vai fazer a dEle!”.

E a você que tem talento para cantar ou tocar: espero realmente ter a oportunidade de ouvir um trabalho seu. Um trabalho bem produzido, feito por bons músicos, bem gravado, com uma boa estratégia de marketing (que é outro assunto igualmente importante), mas principalmente – UM TRABALHO BOM DE SE OUVIR!

Um grande abraço e até uma outra oportunidade!