terça-feira, 10 de abril de 2012

Surpresas!!!


Dia desses estou tranquilo dirigindo (e viva o trânsito do Rio de Janeiro...), e subitamente me vem uma idéia: vou ouvir um pouco de rádio.

Dificilmente escuto rádio (principalmente evangélicas) por considerar algumas coisas que acabamos ouvindo nesses canais “bizarrices musicais” ou “obrigações impostas pelo $$$”, enfim... Mas nesse dia cismei de “me torturar” um pouquinho...

Então no meio da programação vem um silêncio. O locutor para por alguns segundos e começa uma introdução de piano...

Atentei. Não era um piano qualquer, era O TIMBRE de piano! Me animei. Comecei a imaginar: “Seria o Motif? O Ivory? Alguma nova biblioteca de samples? Ou seria realmente um Bosendorfer ou um Yamaha C7 tocando? UAU!”. O pianista executando uma introdução lindíssima. Parecia que o tom era um mi menor ou um ré menor (Não. NÃO TENHO ouvido absoluto. Sou normal, rsrsrs...). E a melodia foi crescendo junto com os graves do instrumento. Arpejos fortes, precisos e o principal: UMA MELODIA BONITA! Não eram aquelas sequencias básicas de tríades pra lá e pra cá, o cara estava tocando MESMO! E MUITO bem!

De repente uma coisa acaba comigo: foi aparecendo, em “fade in”, uma cama de cordas. Na hora gelei. Aqueles acordes graves... Cellos, baixos, violas, violinos... Tudo casadinho! E os timbres? Comecei a conjecturar de novo: “Novas atualizações do Vienna? Algum pacote inédito do EWQL? Ou era MESMO uma orquestra de uns 20 e poucos músicos homenageando meus ouvidos? UAU de novo!!!”

A orquestra foi crescendo enquanto a introdução ia se desenvolvendo (Sim! Ainda era a introdução!). De repente um acorde especial e a entrada triunfal dos metais (!!!). Trompetes, trombones e trompas apoiando e fazendo os devidos contrapontos sob uma melodia LINDÍSSIMA executada pelos violinos. Amigos... Sou músico, AMO música! Me empolguei demais só com aquela introdução. Cheguei a conferir se era mesmo alguma rádio evangélica pensando “Quem produziu isso? Será que foi algum amigo meu? Quem arranjou? DEUS! Que coisa linda!”.

A orquestra diminui a dinâmica e de repente ela vem: A voz. Uma mulher. A voz dela era grave, marcante, poderosa... Ela iniciou a primeira parte da canção com uma interpretação hiper suave, quase sussurrando... Era uma letra triste, que falava sobre momentos de tristeza e desânimo, bem introspectiva... E aquela voz sabia muito bem passar a emoção, a contrição, o sentimento... Eu estava MUTIO impactado com aquilo tudo...

Violinos “contraponteavam” com a melodia da cantora, deixando o contraste grave/agudo belíssimo... Volta e meia entrava um oboé dobrando a melodia em momentos de ênfase... Que musica! Que interpretação! Que voz! Que orquestra! E eu doido pra que tudo terminasse logo pra eu poder ouvir quem estava cantando e saber qual o nome o próximo CD que eu iria comprar e do próximo site que iria visitar. Eu PRECISAVA saber quem estava cantando, quem era o arranjador, o produtor, o que estava sendo usado... puxa...

Então de repente a musica cresceu. Os metais faziam o peso necessário para que a cantora começasse a soltar um pouco mais a voz. Tudo foi crescendo. Escalas ascendentes. Harmonia super elaborada! A orquestra gritava: os violinos naqueles trinados agudíssimos, violas e cellos segurando firmes a harmonia, trombones e trompas (eu amo trompas!) fazendo o ar dramático, tímpanos... TÍMPANOS! Tudo no seu lugar, bem arrumadinho, bem mixado, o som do jeito que eu gosto... Percebi uma preparação excepcional para a entrada do refrão. Um fade in de pratos... Fiquei nervoso aguardando o que viria a seguir. Com certeza eu era o maior fã daquela cantora, daquela musica, daquele arranjador... UAU!!!

Então de repente, não mais que de repente:

TAN!

Um ataque. Uma pausa de um compasso. Então me aparece uma sanfona daquelas de PSR 510 Yamaha. Uma linha de baixo MIDI (o baixista não ia tocar em loop, com aquele timbre, tão certinho, tão afinado e sem fazer nenhuma frase o tempo todo...), uma bateria até bem timbrada, mas com TODA A SORTE de percussões existentes no mundo tocando junto. E, lá no fundo, uma guitarrinha de base que parecia ter sido realmente “plug and play”, porque não deveria ter nem um equalizadorzinho pra contar a história... E aquela voz grave, pela qual quase me apaixonei, agora estava quase que “histérica”, numa desconexão de palavras que eu quase não conseguia entender! O refrão da musica parecia ser algo tipo: “Émuitagroriamuitagroriamuitagroriamuitagroria... DEUSvainafrenteliberandoocaminhoeoanjojavemcomasuavitóriaemsuasmaos” numa velocidade incrível que quase não se entendia a letra, quanto mais a dicção da cantora. E o coral dobrando tudo! “MEU DEUS!”, pensei...

Não tenho absolutamente NADA CONTRA o estilo Pentecostal. Sou músico, gosto de boa música e não tenho o interesse e nem quero nenhuma maneira diminuir alguém ou algum estilo musical... Muito menos menosprezar o gosto de cada um, mas...

SERÁ QUE SÓ EU ACHO ISSO ESTRANHO???

(PS: Antes de terminar o primeiro refrão desliguei o radio e voltei pro CD do “Leonardo Goncalves”...)

CD "Glória e Honra" - Nívea Soares




Olá amigos! Primeiramente quero agradecer MUITO a DEUS e a galera do Supergospel (Roberto, Renato e toda a turma) pela oportunidade de compartilhar um pouquinho deste espaço. DEUS abençoe a cada um de vocês!

Minha missão aqui é das mais fáceis, mas também uma daquelas que exige uma grande responsabilidade: apresentar o mais recente CD do Ministério da adoradora Nívea Soares, Glória e Honra.

Sou suspeito para falar, visto que sou um dos maiores admiradores do ministério da Nívea, desde o CD “Reina Sobre Mim” – seu primeiro trabalho, e que eu considero até hoje um dos mais belos já feitos pelos irmãos de MG – que me marcou muito.

Lembro de quantas vezes chorei sendo ministrado pelas canções “Reina Sobre Mim”, “Vinde a Mim” e “Correrei Para a Tua Cruz”... Realmente foi um trabalho que marcou um momento muito bom na minha vida.

Mas tudo se fez novo! E Nívea nos apresenta mais um belíssimo trabalho: Glória e Honra, contando de novo com a produção sempre competente do seu esposo e tecladista Gustavo Soares, apoiado por uma super banda com músicos de primeiríssimo time. Canções inspiradoras, arranjos envolventes e letras que falam profundamente aos nossos corações são a base de mais um muito bem sucedido trabalho da carreira deste ministério.

Tudo isso contando com a liderança absolutamente singular da Nívea. Interpretações precisas, um belo timbre de voz, o controle total sobre as nuances, podendo variar do rock britânico pesado até as doces baladas de violões sem deixar desmerecer em nenhum dos casos... Em cada trabalho nota-se o crescimento técnico e musical da dona de uma das mais belas vozes no meio gospel hoje.

Filho do DEUS Vivo é a música de abertura do CD. Super progressiva e com um som internacional (a sonoridade geral de todo o CD está fantástica). Destaque para o riff da introdução e a guitarra base que conduz a música. Nivea, como sempre, muito segura e com suas já conhecidas interpretações fortes conduz muito bem a música. Um rock muito empolgante com uma letra de exaltação ao Filho de DEUS com uma pegada super gringa. Timbres da bateria, baixo e guitarra impecáveis! Loops bem aplicados (marca registrada do produtor Gustavo). Excelente canção!

Meu Maior Amor traz novamente os riffs fortes de guitarra que marcam as canções com mais pegada da Nívea desde “Tempo de Adorar” (CD Reina Sobre Mim) e “Aquele que É” (CD Enche-me de Ti). Um refrão com letra marcante e muita participação ativa do público. Destaque novamente para o trio baixo/guitarra/bateria que se destacam na condução da música com uma pegada forte e marcante, sempre embasados pelos loops e teclados (bem colocados) do Gustavo.

Encerrando a (primeira) parte de celebração do disco, mais uma música com uma forte pegada rock’n roll, Em Ti apresenta uma letra que exalta a soberania de JESUS. “Todas as coisas permanecem em Ti, JESUS!”. E mais guitarras bem executadas na condução! Destaque absoluto aos guitarristas Igor Nunes e Lucas Schimit pelo belo trabalho! Mais uma música daquelas que ninguém consegue ficar parado. Vamos adorar!

Logo após, em um momento um pouco mais “leve” do álbum, vem a balada Sobre Todo Nome. Com uma bela condução do violão, a música declara o nome dEle: “JESUS!”, o Nome sobre todo o nome!

Incomparável vem a seguir mantendo o ambiente com uma balada de exaltação um pouco mais pesada que a anterior. Destaque para a introdução “tecladística” com pianos, pads e loops do Gustavo. Sempre muito bem executados. “Te amo! DEUS Poderoso! Incomparável! Teu amor me satisfaz!” é a mensagem central da letra da música.

Em sequência, mais uma canção de destaque para as guitarras: Teu Amor Não Falha. Conduções bem organizadas pelos guitarristas Igor e Lucas. Inserções de backing vocais também valorizam o refrão da canção. “Tu és o mesmo pra sempre!”. Adoração empolgante, que é uma marca registrada nas canções da Nívea em todos os seus trabalhos. Uma das minhas preferidas deste CD.

A voz de Nívea abre a próxima canção, Glória e Honra. “Aleluia, Aleluia, Tu És digno de louvor!”. Num tempo onde valorizam-se as letras que falam sobre vitórias, bênçãos, promessas e afins (ressalto que nada tenho contra essas temáticas), é lindo escutar uma bela voz como a da Nívea declarando “Te exaltamos, JESUS!”. Essa é uma daquelas canções que, se fecharmos os olhos, já conseguimos ver toda a igreja de mãos erguidas declarando... A atmosfera envolvente da canção torna-a uma excelente moldura para diversos tipos de ministrações (o que inclusive senti um pouco a falta neste trabalho...).

Um arpejo de violão conduz o início da canção Em Tua Presença. Essa canção é uma oração de entrega, onde declara-se a total dependência de estar na presença de DEUS e submisso ao agir do Espírito Santo. Mais uma bela interpretação e uma ótima condução da música pelos violões. Com certeza um dos pontos altos do disco. Destaque para o belo interlúdio das guitarras e o “espontâneo” (juntamente com uma excelente palavra) no final da música, marca registrada das ministrações da Nívea ao vivo e que não poderia ficar de fora desse trabalho! Com certeza uma das músicas de mais destaque do CD.

A próxima canção levanta e anima novamente o repertório e é demarcada por um belo riff de vocais marcando a introdução juntamente com os loops e guitarras: Pra Sempre é daquelas que empolgam o povo com toda certeza!

Seguindo a linha “pra cima” da canção anterior, o CD encerra com mais um rock’n roll bem progressivo. As guitarras, o baixo de Flávio Vasconcelos e a bateria de Igor Coelho se destacam no arranjo de Todo Olho Verá. Uma celebração bem pra cima, e que declara que “Então se verá o Filho do Homem!”. Excelente para encerrar a grande festa, colocando todo o povo de DEUS para declarar a plenos pulmões essa grande verdade! Todo o Olho Verá é a canção que encerra (e em grande estilo) o trabalho.

Mais uma vez a dupla Nívea e Gustavo nos apresenta um trabalho coeso, arrojado e maduro musicalmente tanto na parte técnica (arranjos, músicos, mixagem e produção), quanto nas letras das canções. Infelizmente não tive acesso ao encarte do CD, para dar os devidos créditos aos compositores das canções. Destaco as canções “Emanuel” e “Teu Amor Não Falha”, que foram as que mais falaram ao meu coração, com letras profundas.

Senti um pouco de falta de mais ministrações da Nívea, que tem excelentes palavras de despertamento (comum em suas apresentações ao vivo), mas entendi a preocupação com a parte “musical” do disco (é um disco de música, não de palavras/ministrações, certo?). O resultado final realmente se destaca positivamente e com certeza é um CD que você, que curte a adoração vertical (aquela onde se exalta ao SENHOR pelo que Ele é, e não pelas suas bênçãos ou as suas promessas), não pode deixar de conhecer.

Que o SENHOR continue abençoando a Nívea e ao Gustavo! Que venham muitos outros trabalhos para nos abençoar!

Grande abraço a todos e até a próxima! Vamos viver, amigos!!!
PAZ!

(Quem desejar conferir direto do site supergospel.com.br, aí vai o link: http://www.supergospel.com.br/analise_cd-nivea-soares-gloria-e-honra_3675.html)