sexta-feira, 26 de junho de 2009

FAÇA COISAS BOAS!

Segundo o Dicionário Michaelis:


Profissional - pro.fis.si.o.nal:
adj m+f (lat profissione+al3) 1 Relativo, próprio ou pertencente a profissão: Ética profissional. 2 Que prepara para certas profissões: Escola profissional. 3 Que exerce uma ocupação como meio de vida ou para ganhar dinheiro: Soldado profissional. 4 Que exerce, por dinheiro, uma ocupação comumente exercida como passatempo: Futebolista profissional. 5 Exercido como meio de vida, ou pelo ganho, por profissionais ao invés de por amadores: Futebol profissional. 6 pej Que faz um negócio ou meio de vida de algo que não é propriamente considerado como tal: Político profissional. s m+f 1 Pessoa que exerce, como meio de vida, uma ocupação especializada: Os profissionais da publicidade. 2 Pessoa que faz por ofício uma coisa que comumente é feita por amadores: Os profissionais do futebol.



Amador - a.ma.dor:
adj (amar+dor2) 1 Que ama. 2 Relativo a amador. 3 Próprio de amador. 4 Que tem a condição de amador. 5 Praticado por amador. sm 1 O que ama. 2 O que cultiva qualquer arte ou esporte, por prazer e não por profissão; curioso. 3 Aquele que trabalha sem remuneração. 4 Aquele que entende superficialmente de alguma coisa, de regra, autodidata. 5 Apreciador, entusiasta.



Eu sempre tive questões muito claras na minha mente. Esse post é só uma forma de explicitar algo que as vezes me incomoda.



Me deixa nervoso quando ouço o termo "amador" como sinônimo de coisa ruim, da mesma forma que quando alguém tenta me empurrar algo como a oitava maravilha do mundo simplesmente porque foi feita por um "profissional". São quatro coisas totalmente diferentes: profissional, amador, bom e ruim. Saiba fazer a que realmente é importante: A COISA BOA. E lembre-se dessas afirmações:



1 - A QUALIDADE independe de quem faz uma arte, seja profissional ou não.



2 - Uma arte AMADORA não significa que seja RUIM, assim como uma arte feita por um PROFISSIONAL não quer dizer que seja MELHOR do que a feita por um amador.



3 - Você - sendo profissional ou não - tem o direito e o dever de viver a sua arte. Capriche e faça o melhor, não se importando se vai ficar melhor ou pior ou igual, apenas tendo a certeza que vai ser SUA!

...

Um comentário:

moisespedro disse...

Primo,

excelente esse post.

Forte abraço e toca o barco.