sexta-feira, 10 de abril de 2009

APRENDENDO SEMPRE!



ALÔ GALERA!

Voltando mais uma vez... rs...

Estou aqui porque realmente tenho que compartilhar de uma experiência musical marcante que tive no último dia 6 de abril, uma segunda feira totalmente despretenciosa, mas que foi muito legal.

Estive tocando em um projeto chamado "Espaço Memorial Instrumental", um projeto de musica instrumental muito legal promovido pela Igreja Batista Memorial em Nova Iguaçu. Feito no Pátio da igreja, com um som bacana e um ambiente super-informal, estive presenciando o show da banda do Renan (baterista) no mês de março juntamente com o Davidson Rodrigues (guitarrista), após umas sessões de gravação do disco da Banda LC3 (inclusive... estamos na finalização da mixagem... aguardem mais um pouquinho... rs...), e após o evento o Davidson (vulgo "Baqueta") foi convidado oficialmente pra fazer o evento do mês seguinte.
O evento em si foi muito bacana. A banda foi Thiago Souza (baterista), derrubando todo mundo com suas quebradas, meu grande amigo Fábio Muniz, baixista, sempre sensível a tudo o que a música está pedindo e o Baqueta que, como era "the star" do show, foi o responsável pelo repertório e pela condução do show, tanto estruturalmente quanto musicalmente, afinal, eram dois milhões de solos de guitarra... rs... E, finalmente, esse que vos fala nos teclados, perdidinho no meio das músicas e atrapalhando os caras... rsrsrs...

Depois de algumas músicas, alguns improvisos e, as vezes, algumas tiradas musicais muito maneiras (rs...), houve um momento de perguntas, onde o Baqueta esteve falando sobre música, estudos, setup e etc... até que fui surpreendido pelo melhor momento da noite: o pastor da igreja nos pediu para darmos, individualmente, um toque, um conselho aos músicos iniciantes que estavam assistindo. Então lá fomos nós... Baqueta falou sobre perseverança, Thiago falou sobre estudos, Fábio falou sobre dependência de Deus, eu toquei em alguns tópicos como ter um alvo, ser centrado no que quer, etc... e aí o próprio pastor foi dar a sua palavra. Então tudo mudou.
O pastor foi perfeito em sua colocação. Ele falou sobre uma qualidade que muitas vezes é esquecida, principalmente entre músicos novos: a HUMILDADE.
Não é difícil nos depararmos com situações onde músicos "novos" estão na fase de descobrimento da música. É até comum, e por vezes cômico, observar músicos que descobriram um novo rudimento, uma nova frase, um timbre diferente e querem apresentar isso como a 12a maravilha do mundo. Por vezes olham para um músico mais "antigo" e disparam milhares de notas, solos, escalas, slaps, arpegiaturas, ARGH! Esperando que o tal "antigo", ou até mesmo algumas das pessoas que estão assistindo o "embate" exclamem: "PUXA CARA! VOCÊ TOCA MUITO!!! MUITO MELHOR QUE O "VETERANO" QUE ESTÁ TE OLHANDO ADMIRADO DA SUA INFINITA TÉCNICA E PLASTICIDADE DE SEUS MOVIMENTOS!!! VOCÊ É O MÁXIMO!!!"... rsrsrs... Mas voltando ao comentário do meu amigo Fábio: "amiguinho todas as notas que você executou sempre estiveram lá, bobinho...". Você não vai descobrir o Brasil, nem a América, e muito menos fazer uma revolução na cabeça das pessoas tocando seus milhões de notas por segundo... rsrsrs...
Eu apenas concluo o raciocínio daquele pastor: Antes de estudar, antes de tocar, antes de falar, antes de tudo: SEJA HUMILDE! Alguns dos maiores e melhores músicos que eu conheço são pessoas maravilhosas, que em nenhum momento se sentem maiores ou melhores que ninguém, mesmo tendo know how e conhecimento pra isso. São seres humanos que se comportam como tal. Sua destreza não os torna superiores... pelo contrário, são de humildade impressionante.
Apenas pra destacar: um dos melhores tecladistas que conheço é o Mito, do Novo Som. Toca demais. É um cara genial. Mas ao mesmo tempo é uma pessoa fantástica, gente boa, atenciosa e um dos caras onde a humildade é realmente uma característica marcante. Um grande abraço, meu camarada! O mundo musical precisa de mais pessoas como você.
Galera, é isso. Sejam acima de tudo HUMILDES. Humildade não é se rebaixar, não é você deixar todo mundo falar ou fazer o que quer de você. Respeite aos outros como você gostaria de ser respeitado.
E não esqueça de estudar... rsrsrs...
Grande abraço!



Um comentário:

Tiago de Souza disse...

Fala leandro!!!!!!!
Cara, q honra estar aqui no teu espaço! Valeu pelas "quebradas" huahuahua!!!!
Um gde abraço!

Tiago de souza