quarta-feira, 15 de abril de 2009

LIVING AND LEARNING...

Uma das coisas mais preciosas da nossa vida é a capacidade de aprendermos cada dia uma coisa diferente... nunca sabemos tudo, temos sempre que aprender algo...Isso pode ser aplicado na nossa vida de diferentes formas. No meu caso - músico profissional - todos os dias me deparo com surpresas, e faço de tudo pra aprender com elas.
Uma das grandes lições que aprendi recentemente refere-se justamente a uma coisa diretamente atrelada a minha função, que é a música: o PLANEJAMENTO e a ORGANIZAÇÃO. Estive no escritório de administração da Graça Music conversando com o Diretor Executivo de lá, Maurício Soares, sobre muitos assuntos, e, dentre eles, sobre a chegada do CD do Pr André Valadão, que foi gravado ao vivo na Praia da Costa, em Vila Velha - ES, durante o "Jesus Vida Verão" de 2009, CD esse que estive trabalhando como auxiliar de produção na parte musical, juntamente com o Rubinho, que foi o produtor do trabalho todo.
Desde os tempos que o Maurício era diretor do Toque no Altar, onde eu o conheci e trabalhamos juntos, já sei que ele é um profissional super-competente e muito eficiente em tudo o que faz. Mas realmente a organização do evento em geral e todo o processo de produção do CD foi realmente uma aula de produção. Tudo foi planejado com muito cuidado, eficiência e carinho, para que tudo desse certo. O caminhão do equipamento de palco chegou na praia as 7 horas da manhã, desde essa hora os roadies (Ratho e Ser Humano, que trabalham com Skank, Jota Quest entre outros...), juntamente com o Renatinho começaram toda a montagem do equipamento. E era muito equipamento mesmo! Bateria DW, 4 teclados, um piano CP80, amplificadores Orange, Marshall, Trace Elliot, um monte de guitarras Gibson, baixos Fender e MusicMan... enfim... a "Disneylândia" dos músicos, rsrsrs... tudo montado com extrema competência pelos roadies e pelo pessoal do caminhão da captação do audio.
Destaque pro Rubinho - não é a toa que é um dos principais produtores do Brasil - tudo já previamente gravado, editado e ready for use, distribuído em dois sistemas idênticos: Mac Book Pro e Digidesign M-Box, com sessões idênticas e funcionando (um sistema era apenas reserva, que não precisou ser acionado).
Encurtando a história: como o AV já vinha de turnê e estava num ritmo louco de ensaios, tudo estava muito bem preparado pro show e pra gravação. Depois de toda a arrumação de palco e passagem de som eu tive uma visão que ao meu ver era absolutamente impossível de existir: Aproximadamente 16 horas NO DIA DA GRAVAÇÃO, tudo já estava 100% pronto. Palco, luz, som, áudio, vídeo, captação, camarim... enfim, tudo! E o que os músicos foram fazer então? Eu nunca poderia imaginar que no dia de uma gravação de CD e DVD ao vivo, por volta das 16 horas, os músicos estavam liberados pra ir pra praia (!!!). Isso mesmo! Como ainda estava um solzinho de fim de tarde, a galera caiu na água (!!!). Eu já gravei mais de 5 DVDs. Dois como produtor musical. Nunca imaginaria que eu, as 16 horas em um dia de gravação poderia me dar ao luxo de descansar, com a cabeça tranquila sabendo que tudo estava 100% funcionando. Pra terem um idéia, a passagem de som do DVD "É Impossível mas Deus Pode" do Toque no Altar - que eu produzi - COMEÇOU as 16 horas... Realmente aquilo me impressionou muito e me fez aprender diversas lições...A principal: Organizar e Planejar são atividades muito mais importantes do que realmente parecem. Economiza muito tempo, evita o desgaste e retarda o aparecimento de cabelos brancos... rs...
Pra finalizar: Tenho o CD e já assisti as prévias do DVD do AV. Nunca vi algo assim no meio gospel. Impecável. Desde os grafismos da abertura, inserções, edição de vídeo, tudo fantástico. Compre o CD e o DVD, vale a pena.
Um abraço galera!
A gente se vê!
Vivendo e aprendendo sempre!





Nenhum comentário: